Prevenção do avanço da COVID-19 em Nova Petrópolis depende de todos nós

24/06/2020

O setor de comércio e serviços tem grande responsabilidade social no que tange aos cuidados para que diminuam as chances de contágio da Covid-19. Para isso, há uma série de ações em estabelecimentos que podem ser adotadas para preservar a saúde de colaboradores, clientes e fornecedores.

O atual modelo de Distanciamento Controlado, em vigor desde 10 de maio no Rio Grande do Sul, dividiu o Estado em 20 regiões e mapeou 105 atividades econômicas. A partir de um cálculo que leva em conta 11 indicadores, segmentados em dois grupos – propagação do vírus e capacidade de atendimento de saúde – serão aplicadas determinadas regras.

Conforme o resultado do cruzamento de dados, cada local recebe uma bandeira nas cores amarela (risco baixo), laranja (risco médio), vermelha (risco alto) ou preta (risco altíssimo). O monitoramento dos indicadores de risco é semanal, e a divulgação das bandeiras ocorre aos sábados, com validade a partir da semana seguinte.

Recentemente, Nova Petrópolis passou da Bandeira Vermelha para Laranja, se comprometendo assim a mantê-la ou melhorar sua posição para seguir com suas atividades econômicas e de convívio usuais. Por isso, mais do que nunca, faz-se necessária a adoção de diversas medidas de controle ao avanço do Coronavírus.

Com o objetivo de auxiliar seus associados e a comunidade nesse momento, a Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis - ACINP reforça as orientações de controle ao Coronavírus no Município, lembrando que cada um pode fazer sua parte para que a cidade siga produtiva e não precise passar por medidas mais rígidas, caso retorne à Bandeira Vermelha. Confira abaixo.

Entre colaboradores

- Adote mecanismos e procedimentos para que os trabalhadores possam reportar aos empregadores se estiverem doentes ou experimentando sintomas;

- Mantenha distância segura entre os trabalhadores, considerando as orientações do Ministério da Saúde e as características do ambiente de trabalho;

- Priorize medidas para distribuir a força de trabalho ao longo do dia, evitando concentrá-la em um turno só;

- Reforce a limpeza de sanitários e vestiários e incentive hábitos freqüentes de higiene, como uso de álcool gel.

No atendimento a clientes

- Redobre os cuidados que estão sendo tomados no manuseio das encomendas com foco em higiene e integridade das embalagens, a fim de agregar valor ao serviço prestado, cativando, fidelizando o cliente e garantindo a segurança do serviço prestado;

- Na hora do cliente realizar o pagamento, proceda com alguns cuidados: Cubra a maquininha de cartão com filme plástico e higienize na frente do cliente antes de cada utilização; Demarque no chão as posições da fila para pagamento, estabelecendo o mínimo de 1,5m entre as pessoas; Coloque um dispenser com álcool em gel no caixa para clientes e trabalhe preferencialmente com pagamento por cartão de crédito ou por aproximação (evitar o uso do dinheiro).

- Solicite que o cliente use máscara própria ou forneça assim que entrar no estabelecimento;

- Informe aos clientes que o seu estabelecimento é comprometido com as boas práticas e com a segurança, para que eles se sintam seguros. Treine a equipe para falar sobre as medidas de segurança, utilize cartazes por onde o cliente circular.

- Nos canais de comunicação da empresa, oriente sobre os horários de funcionamento, medidas de saúde e higiene e procedimentos de segurança que sua loja está adotando.

- Considere estabelecer um horário exclusivo para clientes acima de 60 anos, caso seja um público bastante frequente na sua loja.

Relacionamento com fornecedores

- Receba fornecedores e/ou distribuidores em um local específico, de preferência em local e horário separado do atendimento ao seu público;

- Todas as recomendações de higiene e saúde devem ser exigidas também de fornecedores e distribuidores;

- Nos momentos de manuseio de documentos, emissão de recibos ou assinatura de documentos de entrega, utilize luvas ou higienize as mãos na sequência de tais procedimentos;

- Utilize a máscara nos locais de recebimento de materiais/produtos e exija isso também dos fornecedores;

 

Compartilhe esta notícia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em breve