Festival da Primavera de Nova Petrópolis envolve público na programação

27/09/2017

O Festival da Primavera de Nova Petrópolis proporcionou inúmeras atividades ao público que prestigiou o evento no último fim de semana. Caminhadas, minioficinas temáticas, atrações culturais, qualificações técnicas, exposição de jardins, comércio de flores e artigos para jardins e muito mais. O maior evento de paisagismo e flores do sul do Brasil prossegue até 1º de de outubro, das 8h30min às 19h, na Rua Coberta, junto à Praça das Flores, em Nova Petrópolis.

Os eventos paralelos 3º Criando Paisagens e Florescer do Feminino: I Encontro de Sabedoria Feminina da Serra Gaúcha integraram a programação do 7° Festival da Primavera de Nova Petrópolis e proporcionaram qualificação aos participantes. O 3º Criando Paisagens ocorreu dia 22 de setembro e o Florescer do Feminino: I Encontro de Sabedoria Feminina da Serra Gaúcha foi realizado sábado, dia 23.

A 7ª edição do Festival da Primavera - Frühlingsfest oferece diversas atrações para o público. No sábado, 23 de setembro, quatro minioficinas abertas ao público ensinaram sobre erros e acertos em podas, agricultura sustentável, plantas alimentícias, broches florais e chá com flores. As irmãs Elena Pellenz e Luciane, o Acústico de Oendel e Sílvio e os alunos de piano, violão, canto e gaita do projeto Tocando e Encantando trouxeram sonoridade ao evento durante o dia.

Quase 60 pessoas participaram da Caminhada da Primavera realizada domingo, dia 24. Caminhantes vindos da Bahia, Parobé, Montenegro, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Gramado, Canela e Nova Petrópolis percorreram mais de 13km pelo interior do Município. No atrativo Jardim Mais Alto da Serra Gaúcha, os aventureiros degustaram um lanche orgânico. A atividade foi realizada pela Associação Tchon Ji e integrou a programação do Festival da Primavera - Frühlingsfest.

A Caminhada Fotográfica do 7° Festival da Primavera - Frühlingsfest ocorreu domingo, 24 de setembro. Conduzidos pelo fotógrafo profissional Mauro Stoffel, mais de 15 caminhantes registraram as belas paisagens do interior de Linha Imperial. O fotógrafo ensinou os aprendizes sobre as técnicas da fotografia e respondeu as dúvidas dos participantes.

A II Mostra em Dança da Terceira Idade de Nova Petrópolis ocorreu domingo, 24, no Coreto do Parque Aldeia do Imigrante. Grupos do Município e da Região se reuniram para apresentar danças folclóricas ao público do atrativo turístico. A secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota, participou do evento que marca o início da 5ª Semana Municipal do Idoso 2017. A atividade foi realizada pela Associação Grupo de Danças Folclóricas Margaridas e integrou a programação do 7° Festival da Primavera - Frühlingsfest.

As flores, as borboletas e as belas paisagens marcaram o domingo ensolarado do Festival da Primavera - Frühlingsfest. O público que visitou o evento na Rua Coberta e Praça das Flores no dia 24 de setembro apreciou os trabalhos paisagísticos, as atrações culturais e participou das minioficinas gourmet e de aromaterapia. O chef do restaurante Osteria Di Valli, Enio Valli, ensinou a fazer o molho chimichurri durante a minioficina "Monte o seu espaço gourmet" realizada domingo. A Floricultura Úrsula também participou da atividade com o fornecimento de temperos. Acústico Dama e a Banda Municipal de Nova Petrópolis deram o tom ao evento. A Borboleta Tuka brindou o público do Festival da Primavera com uma intervenções artísticas durante o dia.

O Festival da Primavera conta com mais de 30 expositores e comerciantes dispostos na Rua Coberta e Praça das Flores. É aberto ao público e tem entrada franca. Os visitantes terão a oportunidade de adquirir diversos tipos de flores e artigos para jardins; poderão conferir o trabalho de paisagistas, participar de minioficinas e aproveitar as atrações culturais. O maior evento de paisagismo e flores do sul do país também proporciona qualificação técnica e excelentes oportunidades de negócios.

Minioficinas temáticas

Durante o Festival da Primavera, serão realizadas 13 minioficinas de 50 minutos, em um espaço projetado para, aproximadamente, 20 pessoas. Monte o seu espaço gourmet; papel semente; composição e plantio de vasos; proteja a sua planta com uma poda correta e flores artesanais serão temas das oficinas gratuitas que ocorrem no último fim de semana do evento.

Concurso Fotográfico

O 7º Concurso Fotográfico realizado durante o Festival da Primavera – Frühlingsfest contou com mais de 50 fotos inscritas sob o tema “Simplesmente Nova Petrópolis”. Vinte e duas imagens são finalistas do concurso. Agora, o público irá escolher duas fotos vencedoras pelo júri popular. A votação é presencial, em votos efetuados por meio de cédulas e depositados na urna do estande da Universidade Feevale durante o Festival da Primavera 2017. A votação popular encerra no dia 30 de setembro, às 18h, na Rua Coberta.

A premiação dos vencedores do 7º Concurso Fotográfico do Festival da Primavera – Frühlingsfest será realizada no dia 1º de outubro, domingo, às 15h, na Rua Coberta de Nova Petrópolis. O 1º lugar escolhido pelo Júri Técnico receberá, como prêmio, uma câmera fotográfica digital Canon Rebel (com lente 18-55 mm) e um case básico (bolsa fotográfica). O 1º lugar do Voto Popular ganhará um passeio turístico no Vale dos Vinhedos com o Trem Maria Fumaça. São apoiadores do Concurso Fotográfico: Rossetto Equipamentos Fotográficos, Mauro Stoffel, Stoffel Digital, Nova Imóveis e Turismo, Turm Vídeo e Universidade Feevale.

Atrações culturais

O Festival da Primavera também evidencia a musicalidade presente em Nova Petrópolis. As atrações culturais prometem dar o tom ao encantador cenário ornamentado pelos profissionais que participam do evento na Rua Coberta. Tocando e Encantando, com alunos de piano, violão, canto e gaita; shows acústicos com Alcido Kogler Sax Acústico, Acústico Leebe e Acústico Folks; apresentação da Banda Municipal de Nova Petrópolis e da Orquestra de Sopros de Nova Petrópolis prometem brilhar durante a programação.

O Festival da Primavera – Frühlingsfest é uma realização da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis. O evento conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira RS. São parceiros: Rota Romântica; Casa Cooperativa; A Pousada Villa do Arquiteto; Floricultura Úrsula; Universidade Feevale; Raíz Vasos Autoirrigáveis; Salix Paisagismo e Meio Ambiente; Toni Backes Paisagismo e Arquitetura; Associação Tchon Ji e CTG Pousada da Serra. O Festival da Primavera conta com o apoio de Rossetto Equipamentos Fotográficos; Mauro Stoffel; Stoffel Digital; Nova Imóveis e Turismo; Turm Vídeo; Jardim Mais Alto da Serra Gaúcha e Pousada dos Plátanos.

 

EVENTOS PARALELOS

7º Congresso Paisagismo Regenerativo

O Congresso Paisagismo Regenerativo está em sua 7ª edição e faz parte da programação do Festival da Primavera desde 2011. O tema que norteia o congresso em 2017 é “Sensibilidade e inteligência das plantas” com o propósito de compreender melhor as relações entre plantas, animais e seres humanos. O objetivo maior é saber como acontecem as tomadas de decisões das plantas e, com base nisso, tornar-se seus parceiros em profundidade por meio de uma constante troca e evolução. Durante todo o congresso, os participantes serão induzidos ao mundo das plantas. Por meio de vivências, buscarão entender como elas se relacionam entre si e com os outros reinos, como tomam decisões, como são influenciadas e influenciam o ambiente. O 7º Congresso Paisagismo Regenerativo ocorre de 29 de setembro a 1º de outubro, no Plenarinho da ACINP e é uma realização de Toni Backes Paisagismo e Perau do Encanto – Escola de Paisagismo. Mais informações: www.paisagismoregenerativo.com.br, contato@paisagismoregenerativo.com.br ou (54) 3281.3619.

Fotos: Mauro Stoffe

Compartilhe esta notícia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS