Nataniel Viuniski fala sobre a expectativa de conversar para a comunidade em palestra

17/10/2017

Estilo de Vida Saudável e Ativo como instrumento para Viver Mais e Melhor”. Esse é o tema da palestra que o renomado médico nutrólogo Nataniel Viuniski fará no 19 de outubro, às 20h, no Plenarinho da ACINP. A promoção é do Departamento de Desenvolvimento Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis – ACINP, e toda a renda arrecadada com a palestra será revertida em prol do Conselho Comunitário Pró Segurança Pública de Nova Petrópolis (CONSEPRO).

Em entrevista, o professor de nutrologia e especialista em obesidade infantil explica como a alimentação saudável contribui para a qualidade de vida, e o que podemos esperar da palestra. Confira abaixo:

Você percebe um aumento na preocupação com a saúde e qualidade de vida nos últimos anos? As pessoas estão cuidando mais de si ou ainda temos muito a melhorar?

Dr. Nataniel: Por um lado as pessoas estão sim mais informadas, querendo viver mais e melhor, procurando comer melhor, fazer mais atividade física e controlar melhor o estresse. Infelizmente, por outro lado, o excesso de alimentos calóricos e sem nutrientes,  a tecnologia dos carros, controles remotos, elevadores, a violência urbana e o dia a dia agitado do século XXI, faz com que os números de pessoas obesas e sofrendo de doenças crônico-degenerativas, como as doenças cardiovasculares, diabetes e até alguns tipos de cânceres, não para de aumentar. Hoje no Brasil, 60% da população adulta estão acima do peso e 70% são sedentários. Precisamos virar esse jogo e ganhar essa batalha.

De que forma a alimentação saudável contribui para a qualidade de vida?

Dr. Nataniel: Não é exagero dizer que somos o que comemos. Nosso corpo foi criado para ser saudável e longevo. Quando criamos carências de nutrientes e excessos de calorias, geramos um ambiente inflamatório no nosso organismo. Essa inflamação é uma das origens da maioria das doenças. Basta dizer que pessoas bem nutridas têm boa imunidade, já pessoas má nutridas tem as defesas do organismo extremamente vulneráveis.

Em relação à obesidade infantil, sua especialidade, você acredita que o problema esteja recebendo a devida atenção por parte dos pais hoje em dia?

Dr. Nataniel: As famílias estão melhores informadas. Até pouco tempo atrás, era motivo de orgulho mostrar filhos gordinhos, falava-se que eram fortes, bem cuidados e que a família era próspera. Hoje, os pais já sabem que uma criança acima do peso tem risco de adoecer tanto na infância quanto na vida adulta. O grande desafio é que para tratar e prevenir a obesidade infantil é preciso envolver toda a família. Eu costumo dizer, todos que dividem a geladeira com a criança, precisam colaborar no tratamento. E é aí que a coisa complica. Muitas famílias têm grande dificuldade de modificar os seus hábitos de alimentaçao e de atividade física, para ajudar as crianças.

Você realiza palestras dentro e fora do Brasil. Como é poder falar para a sua comunidade, aqui em Nova Petrópolis?

Dr. Nataniel: Esse ano, falei em 10 países e em quase todos os Estados do Brasil. Foram palestras em universidades, para médicos e nutricionistas, participação em congressos científicos e em eventos para o público em geral,  tanto em anfiteatros como em grandes ginásios. Também tive a honra de ter sido convidado para palestrar na ACADEMIA PASSOFUNDENSE DE MEDICINA, para colegas e professores da Universidade onde me formei.  Porém a honra de ter sido convidado pela ACINP e poder colaborar com o CONSEPRO, falar para amigos, pacientes e familiares é enorme. Eu estou muito feliz, emocionado e muito grato por essa oportunidade. 

O que podemos esperar da palestraEstilo de Vida Saudável e Ativo como instrumento para Viver Mais e Melhor”?

Dr. Nataniel: A informação é o grande instrumento de transformação. Além disso, muito dos conceitos que vou apresentar, sobre boa alimentação, atividade física e controle do estresse, já de conhecimento de todos. Mas então, por que ainda todo mundo não adota esse estilo de vida? Porque muitas vezes falta MOTIVAÇAO.  Nessa  palestra, as pessoas vão receber a melhor informação científica baseada em evidências médicas, disponíveis na atualidade, mas além disso, vão receber uma grande dose de motivação, de incentivo para viverem mais e melhor, transformando o mundo num lugar mais saudável e feliz. Também estarão disponível alguns exemplares do meu livro mais recente ALI MENTE AÇÃO – um desafio de 90 dias para adotar o estilo de vida saudável e ativo. Espero abraçar todos os amigos, colaborar com nossa comunidade, autografar muitos livros e compartilhar uma noite muito agradável e saudável.

Os ingressos antecipados para a palestra estão disponíveis na ACINP e CONSEPRO pelo valor único de R$ 20,00, ou podem ser adquiridos na hora. Mais informações no www.acinp.com.br ou (54)  3281.1755/ 3281.3750 e contato@acinp.com.br.

Compartilhe esta notícia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS