Nova Petrópolis promove Recolhimento de Pneus em junho

27/05/2019

Nova Petrópolis está focada no combate ao mosquito Aedes aegypti. Durante o mês de junho será realizado o recolhimento de pneus inservíveis por meio de agendamento pelo fone (54) 3298-2664 ou visa@novapetropolis.rs.gov.br. A coleta será realizada gratuitamente para munícipes, em uma ação conjunta das Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social, por meio do Programa Municipal de Controle do Aedes, e de Agricultura e Meio Ambiente.

Desde abril de 2018, o Município passou à condição de infestado após os técnicos da vigilância ambiental terem encontrado larvas do mosquito Aedes aegypti em armadilhas instaladas e o encontro de mais larvas do mosquito após realização do trabalho de delimitação de foco.

Este ano, o Laboratório de Entomologia de Nova Petrópolis (LABENP) já identificou mais de 150 exemplares do vetor em 40 focos, encontrados principalmente nos bairros Logradouro e Centro. Em razão disso, a Vigilância Ambiental espalhará pelos bairros placas informativas voltadas à prevenção do Aedes aegypti. O Município também realiza a contratação emergencial de cinco agentes de endemias para fazer inspeção nos imóveis. Interessados devem se inscrever até dia 28 de maio, na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.

“O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, que se abriga dentro ou próximo das nossas residências, dos nossos estabelecimentos comerciais, das nossas escolas. O sucesso das ações de prevenção a dengue e todas as doenças transmitidas por este vetor dependem da participação direta da comunidade”, destaca o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis, Rafael Altreiter.

Cada morador deve inspecionar seu imóvel eliminando criadouros do mosquito, que pode ser qualquer recipiente capaz de armazenar água limpa. Esta atividade deve ser repetida uma vez por semana, conforme orientação da Vigilância Ambiental em Saúde. Ao levar flores nos cemitérios, a população deve optar por vasos com o fundo perfurado e pela retirada do invólucro plástico dos arranjos antes de expô-los ao tempo. Além disso, o fechamento de tonéis, barris e caixas d’água com tampa, a remoção de folhas e galhos das calhas de água, a colocação de lixo em sacos plásticos em lixeiras fechadas, o emborcamento de garrafas, o acondicionamento correto ou a destinação adequada dos pneus, a manutenção de lonas plásticas bem esticadas, por exemplo, são medidas que combatem o mosquito.

No site do Município www.novapetropolis.rs.gov.br e na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis (facebook.com/novapetropolisrs), você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Compartilhe esta notícia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em breve