Conhecimento e informação para jovens empreendedores

23/07/2019

A 2ª edição do Jovens Empreendedores foi de grandes oportunidades pra os cerca de 320 estudantes que participaram do evento. Ao longo de um dia inteiro de programação, os alunos das quatro escolas de ensino médio de Nova Petrópolis desfrutaram de oficinas, atividades e experiências a fim de prepara-los para o ambiente corporativo e para o mercado de trabalho. O evento, organizado pelo Departamento Jovem da Associação Comercial e Industrial - ACINP, aconteceu no dia 18 de julho, no Centro de Eventos.

Os estudantes das escolas Colégio Cenecista Frederico Michaelsen; Escola Técnica Bom Pastor; Colégio Estadual Padre Werner e Escola Estadual 1º de Maio participaram de sete oficinas temáticas, com assuntos indicados pelos próprios alunos durante pesquisa. Entre os temas abordados estavam intercâmbio internacional, escolha de profissões, gestão de carreira, recrutamento, empreendedorismo jovem, educação financeira, tendências para o futuro e marketing digital. “Os conteúdos foram escolhidos para auxiliar os jovens nesse caminho entre escola e mercado, para que possam entender o que os esperam após o período escolar. A ACINP busca, assim, investir no desenvolvimento dos jovens que serão os empresários e as lideranças do futuro de Nova Petrópolis”, explicou o presidente da ACINP, Marcos Alexandre Streck.

Além das oficinas, uma feira com a participação de instituições de ensino da região foi organizada para oportunizar aos jovens o contato com as diferentes possibilidades de graduações. Universidade Feevale, Universidade de Caxias do Sul – UCS, Unicesumar, Uniftec, Faculdade Cenecista de Nova Petrópolis – FACENP, Senac e CIEE-RS estiveram presentes com suas estruturas  instruindo os participantes e oferecendo brincadeiras, dinâmicas, testes vocacionais, entre outras atividades. DJ, lanches e jogos completaram o espaço, oferecendo entretenimento e descontração para os participantes.

Para o Departamento Jovem, que organizou pela primeira vez um evento de grande porte, o desafio foi cumprido com grande sucesso. “Após apenas cinco meses de trabalho juntos, essa foi nossa primeira grande iniciativa, e certamente motivo de grande satisfação pra o grupo. Como jovens, já passamos por essa fase de indefinição, e poder colaborar para esclarecer essas dúvidas cruciais que todo jovem se depara é motivador” reconhece a integrante do Departamento, Letícia Plonski.

A ação teve o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, e patrocínio de Luz da Serra, Esquema Contabilidade Planejada, Associação dos Universitários de Nova Petrópolis e Sicredi.

Fotos: Margarida Neumann Fotografia

Compartilhe esta notícia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em breve