Nova Petrópolis presente no dia internacional da cidade educadora

23/11/2020

O dia Internacional da Cidade Educadora é comemorado em 30 de novembro, e  festejado todos os anos em mais de 400 cidades de 40 países que integram o movimento. Esse ano celebra-se também o aniversário de 30 anos da fundação da entidade, sendo que todas as cidades que fazem parte são convidadas a desenvolver ações sobre o tema “Transformando cidades e pessoas para um mundo melhor”.

Para participar dessa comemoração, Nova Petrópolis, que integra a rede desde 2018, programou diversas atividades, sendo uma delas um importante encontro com moradores do bairro Germânia, sobre o tema Lixo - desde sua separação até seu destino final. Será dia 28 de novembro, das 9h às 11h30, na sede da Associação de moradores.

Serão realizadas as seguintes atividades:

Às 9h, recepção, abertura, lançamento do Guia da Compostagem, apresentação da dinâmica dos trabalhos, organização dos grupos.  Após, haverá uma roda de conversa e troca de experiências sobre descarte correto e reaproveitamento dos diferentes lixos que produzimos. A dinâmica será conduzida por profissionais das áreas da educação, meio ambiente e de artes.

Das 10h30 às 11h30 vão ocorrer simultaneamente duas oficinas, uma sobre compostagem, quando serão mostrados tipos de composteiras, como fazer e cuidar, que material usar, como aproveitar o composto e o chorume. E outra oficina sobre Jardim Comestível e Jardim em pequenos espaços, em que os participantes vão aprender sobre montagem de jardins em ambientes pequenos e como cultivar, incluindo flores comestíveis, plantas medicinais e condimentares. As oficinas serão desenvolvidas por extensionistas da EMATER.

Interessados em participar do encontro devem se inscrever pelos telefones (54)   99135-6542 e (54) 98416-9409, até dia 26 de novembro.

Serão tomadas todas as medidas de segurança, determinadas em protocolo, como distanciamento, uso de álcool gel e de máscara e medição da temperatura na entrada.

Outra ação já em andamento, nas escolas,  é a 1ª Exposição Fotográfica Cidade Educadora, destinada a estudantes das três redes de ensino do município, desde o 6º ano do ensino fundamental, do Ensino Médio e do EJA. Os estudantes são desafiados e orientados por professores da sua escola a fotografar as coisas boas do seu lugar, como situações positivas que envolvem pessoas, podendo ser atitudes em relação aos cuidados com o meio ambiente, cuidado com os outros, cenas do trânsito, enfim situações que sensibilizam, fazem refletir e nos orgulham. As 30 melhores fotos serão publicadas no site da prefeitura e no blogue da cidade educadora, a partir do dia 30 de novembro.

Mais informações em http://novapetropoliscidadeducadora.blogspot.com/.

Fonte: Nova Petrópolis Cidade Educadora

Compartilhe esta notícia:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em breve

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a nossa Política de Privacidade.