20/03/2023
Com mais de 200 entrevistas realizadas, o 3º Feirão de Empregos da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP) atraiu um grande público e diferentes perfis de profissionais que estavam em busca de uma colocação no mercado de trabalho. Nesta quinta-feira (16/03), o Centro de Eventos de Nova Petrópolis recebeu cerca de 100 pessoas que realizaram entrevistas com mais de 15 empresas participantes, entre elas: Dakota, Gramado Parques, Fundição Alca, Granja Pinheiros, Gula Panificação, Luz da Serra, Mallei Calçados, Padaria Petrópolis, Sicredi Pioneira, Zaandam.
Para Laíse Aires de Araújo (38 anos) e para Sonale Sheila da Silva Araújo (40 anos), a iniciativa significou uma oportunidade de reconstruir a vida na Serra Gaúcha. Ambas chegaram há cerca de 15 dias na região, Laíse veio com a família do Maranhão e Sonale do Rio Grande do Norte. “Vim morar em Nova Petrópolis, pois quero estar em um local onde possa trabalhar e meus filhos tenham a oportunidade de um ensino de qualidade, para estarem preparados para o futuro. Sou formada em administração de empresas, mas estou procurando vagas em outras áreas, quero recomeçar”, destacou Laíse.
Já Sonale, que está morando em Gramado, conheceu Nova Petrópolis quando esteve a passeio na cidade e se interessou pelas oportunidades oferecidas. “Na minha cidade (Natal, no RN), não tem isso. Achei uma ação muito legal por parte da ACINP, pois ajuda muitas pessoas”, relatou.
No Feirão, também teve pai e filho procurando empregos juntos. Gabriel de Souza Vieira (19 anos), já saiu com a garantia de uma entrevista de emprego na Piá. “Estou interessado no setor administrativo. Curso Técnico em Segurança do Trabalho e tenho a expectativa de conseguir um emprego. Espero que dê tudo certo”, comentou.
Luiz Augusto Rodrigues da Luz (63 anos), pai de Gabriel, relatou que embora esteja aposentado, tem interesse em voltar a trabalhar para se manter ativo. “É muito bom estarmos juntos pois eu posso auxiliar meu filho sugerindo alguma vaga para que ele se candidate, assim como ele também me apoia, incentivando a encontrar algo pra mim”.
A Sicredi Pioneira foi a empresa mais demandada, somando 32 entrevistas. Segundo Catia Cristine Braun, especialista em carreira e orientação profissional parceira da cooperativa, a ação foi bastante positiva. “Recebemos mulheres, homens, jovens em busca do seu primeiro emprego, assim como pessoas experientes. Fizemos uma triagem inicial e agendamos duas entrevistas com candidatas para a área de marketing”, expôs.
Para o presidente da ACINP, Neander Wilrich Port, no Feirão de Empregos empresas e candidatos têm a oportunidade de se conectar e descobrir possibilidades de trabalho que talvez não conhecessem de outra forma. "É gratificante ver o resultado deste trabalho. Ajudar as empresas e os trabalhadores é uma das formas que encontramos de apoiar ainda mais o desenvolvimento da cidade, dos negócios locais e da comunidade", reforça.