31/05/2017
Cada vez mais presente no mundo empresarial, o certificado digital está se tornando requisito obrigatório para empresas e profissionais. Ele já é exigido, por exemplo, para que empresas do Simples Nacional possam enviar suas informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias.
Mas é importante atentar para sua renovação: só é possível assinar um documento enquanto o certificado for válido. Uma vez vencido, o certificado se torna inutilizável, prejudicando prazos e impossibilitando envio de documentação e a assinatura digital.
A renovação deve ser solicitada antes da expiração da validade do certificado - o período de validade é determinado a partir da opção feita pelo titular no momento da solicitação, podendo ser válido de um a três anos.
O Certificado Digital permite comprovar digitalmente sua identidade, acessar os serviços da receita federal, autenticar-se em sites com certificação digital, assinar digitalmente documentos eletrônicos com validade jurídica e realizar a troca mais segura de dados e informações.
A ACINP realiza a emissão de certificados digitais em parceria com a Safeweb, proporcionando maior conforto aos associados para garantir a renova-ção, que pode ser feita no site www.safeweb.com.br. Mais informações pelo (54) 3281.3755, com Émerson.
VERIFIQUE A VALIDADE DE SEU CERTIFICADO:
- Abra o navegador Internet Explorer: acesse o menu Ferramentas > Opções da Internet;
- Na janela que abrir, selecione a aba “Conteúdo” e clique na opção “Certificados”;
- Serão listados todos os certificados acessados a partir do computador;
- Ao dar um duplo clique no nome da pessoa física ou jurídica da lista, serão exibidos detalhes, dentre os quais, a validade do certificado.