Curso na ACINP qualifica profissionais em Formação e Reciclagem de CIPA

04/07/2019

Um dos principais responsáveis por acompanhar as atividades e exigências relacionadas à proteção da saúde e da integridade dos trabalhadores é a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Para capacitar os profissionais a atuarem dentro das empresas e esclarecer a norma que regulamenta a comissão, o Departamento de Desenvolvimento Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis – ACINP ofereceu o curso “Formação e Reciclagem de CIPA (NR 05)”. A qualificação aconteceu nos dias 24, 25, 26 de junho e 1º, 2 de julho de 2019, das 18h45min às 22h45min, na sede da entidade, e contou com a adesão de 12  participantes.

Ministrado por Adriano Gums, técnico de segurança do trabalho da AG Segurança, o treinamento auxiliou os participantes a entender o papel e responsabilidade dos membros da CIPA, que objetiva a diminuição do número de acidentes de trabalho, além de atuar na conscientização dos profissionais e na fiscalização dos departamentos e dos requisitos básicos de segurança.

Foram abordados assuntos relativos a acidentes de trabalho; Higiene no trabalho; Riscos ambientais; Inspeção de segurança; Análise de acidentes; Equipamento de proteção individual (EPI); Equipamento de proteção coletiva (EPC); Princípios básicos na prevenção de incêndios; Comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA); Mapa de riscos ambientais; Noções sobre a prevenção da AIDS e Primeiros socorros.