02/12/2020
O mês de dezembro chegou, abrindo a contagem regressiva para o Natal. A época mais lucrativa do ano para o comércio varejista é também o momento ideal para colocar em prática estratégias que permitam extrair o máximo de vantagens do período para o seu negócio.
Nesse período, os clientes estão mais propensos a novas compras, e o desejo de presentear familiares e amigos facilita as vendas de Natal, mas elas também dependem da atuação ativa da sua empresa para acontecerem.
Como esse é um período bastante atribulado, reunimos algumas dicas que podem te ajudar a preparar o seu varejo para as vendas de Natal.
Entre no clima e Ilumine a fachada da loja: A decoração é muito importante para conquistar os consumidores. Investir no ponto de venda e na animação da equipe é uma excelente estratégia.
Treine a equipe: Mesmo que sua loja não contrate funcionários temporários, é importante treinar a equipe antes das vendas. As pessoas nem sempre sabem o que vão comprar, por isso, ter uma equipe capaz de dar dicas é muito importante.
Pense em produto, preço e prazo: Organize a loja em faixas de preço ou tipos de presentes.
- Faça sugestões de compras, separando por gênero e valor.
Invista em promoções: Elas podem ajudar a aumentar as vendas e atrair tanto os clientes antigos quanto os novos. Faça promoções relâmpagos, sorteios nas redes sociais e desconto em combos de produtos.
Use o WhatsApp, com sabedoria! o WhatsApp é uma alternativa rápida para avisar seu cliente sobre uma promoção, da chegada de novos produtos e outras novidades, mas tenha cuidado. O WhatsApp é um canal de comunicação muito íntimo e, portanto, você deve ter a autorização do seu cliente para se comunicar com ele por lá!
Utilize o vale-presente: Outra boa ideia é oferecer opções de vale-presente para facilitar o trabalho de quem precisa escolher o produto, mas não tem noção do que quer comprar.
Incremente a ação: Faça um delivery. Remeta o vale-presente para o amigo ou o parente que será presenteado. Além de ganhar um cliente novo, você também já ganha parte do banco de dados do presenteado, ou seja, o seu endereço e dados de contato.
Lembre-se, o Natal está associado a presentear, ou seja, uma oportunidade sem igual para você vender mais. Com o recebimento do 13º salário, há um estímulo extra para ir às compras. As pessoas estão dispostas a gastar mais no mês de dezembro. Mas, para driblar a concorrência, você precisa ter diferenciais. O principal deles é o conhecimento que você tem sobre o seu próprio negócio e sobre o mercado. Estude as vendas do ano anterior, consulte as informações do seu histórico, compare os resultados e planeje!